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Acesso, acolhimento e acompanhamento: três desafios para o cotidiano da clínica em saúde mental

Accès, accueil et accompagnement: trois défis du quotidien de la clinique en Santé Mentale

Acceso, recepción y acompañamiento: tres desafíos para el cotidiano de la clinica en Salud Mental

Access, interviews and accompaniment: three challenges for day-to-day work at a mental health clinic

O presente artigo toma a avaliação da qualidade de serviços de saúde mental como um instrumento permanente de reflexão sobre a clínica nesses serviços para além de um projeto de avaliação a priori feito de fora, para qualificar de dentro o trabalho da atenção psicossocial, a partir do que aparece durante ou a posteriori. Apontamos eixos do campo da avaliação que podem ser aplicados tanto na análise quanto na organização do cotidiano da clínica nos CAPS. Propomos os eixos acesso, acolhimento e acompanhamento como elementos fundamentais para a análise da assistência e para a qualificação permanente dos serviços. Apresentamos aqui parte de um estudo de caso de teor avaliativo realizado no CAPS Profeta Gentileza - SMS-Rio no ano de 2006, para tese de doutoramento de uma das autoras, que obteve material dos casos através de relato gravado em reunião de supervisão de equipe no serviço. A supervisão foi escolhida como lócus privilegiado da pesquisa por ser considerada um dispositivo fundamental para o funcionamento do serviço, a organização e a dinâmica do trabalho em equipe, e funcionar como um avaliador permanente do cotidiano do CAPS.

Atenção psicossocial; avaliação de serviços; saúde mental; supervisão


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