SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Dimensões da transferência adolescente e indicações terapêuticasO grupo psicoterapêutico e a interpretação na abordagem lacaniana: reflexão e redefinição de possibilidades e modos de atendimento na Saúde Coletiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental

versão impressa ISSN 1415-4714

Resumo

VALENCA, Alexandre Martins et al. Esquizofrenia e comportamento violento. Rev. latinoam. psicopatol. fundam. [online]. 2011, vol.14, n.4, pp. 660-671. ISSN 1415-4714.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-47142011000400006.

O objetivo deste estudo é relatar o caso de uma mulher que assassinou uma criança. Após uma avaliação psiquiátrico-forense para avaliação da responsabilidade penal, ela foi considerada inimputável por insanidade mental e involuntariamente internada em hospital psiquiátrico forense do estado do Rio de Janeiro, Brasil. A paciente recebeu diagnóstico de esquizofrenia paranoide de acordo com os critérios do DSM-IV-TR. Ela não estava em tratamento psiquiátrico e apresentava sintomas psicóticos antes da manifestação do comportamento violento. O estudo de fatores motivadores do comportamento homicida pode fornecer conhecimentos para a sua compreensão, prevenção e tratamento, em casos como esse.

Palavras-chave : Crime; violência; homicídio; transtorno mental.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · pdf em Inglês