Acessibilidade / Reportar erro

Sob o pé do castanheiro: histórias que perpassam um Serviço Residencial Terapêutico* * Trabalho desenvolvido a partir do grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Maria Tavares Cavalcanti, consistindo no estudo do material teórico e reflexão sobre Residências Terapêuticas bem como a supervisão do acompanhamento dos moradores e equipe de cuidadores de três Residências Terapêuticas vinculadas ao IPUB. Este estudo foi constituído para dissertação de mestrado intitulada Serviço Residencial Terapêutico: criando espaços de vida, da psicóloga Tania Kuperman Sztajnberg sob orientação da professora Maria Tavares Cavalcanti defendida em agosto de 2012 no Instituto de Psiquiatria da UFRJ/IPUB.

Under the Chestnut Tree: life at a therapeutic residence

Sous le pied de la châtaignier: histoires vécues dans un Service Résidentiel Thérapeutique

Bajo el castañero: historias que atraviesan un Servicio Residencial Terapéutico

Unter dem Kastanienbaum: Geschichten eines therapeutischen Dienstes für betreutes Wohnen

A personagem enlouquecida amarrada ao pé do castanheiro de "Cem anos de solidão" serve-nos de metáfora para as amarras que a institucionalização pode propiciar. Como fazer para que uma Residência Terapêutica (RT), por não oferecer as mesmas amarras das instituições psiquiátricas, possa ter a função de um espaço transitório para outro lugar? Para tentar responder esta questão construímos uma aproximação entre o ambiente facilitador e o meio que a RT representa a partir dos conceitos de Winnicott.

Serviço Residencial Terapêutico; desinstitucionalização; psicanálise; Winnicott


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com