SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2O tratamento da dependência química e o ordenamento jurídico brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental

versão impressa ISSN 1415-4714

Resumo

ZORZANELLI, Rafaela; DALGALARRONDO, Paulo  e  BANZATO, Cláudio E. M.. O projeto Research Domain Criteria e o abandono da tradição psicopatológica. Rev. latinoam. psicopatol. fundam. [online]. 2014, vol.17, n.2, pp.328-341. ISSN 1415-4714.  https://doi.org/10.1590/1984-0381v17n2a12.

O artigo explora os pressupostos epistemológicos do Research Domain Criteria (RDoC) - projeto de investigação empírica dos transtornos mentais, dentro de uma plataforma biológica - promovido pelo National Institute of Mental Health (NIMH). Discute-se o ataque feito ao sistema DSM, pouco antes do lançamento de sua quinta versão, a partir da perspectiva neurocientífica adotada pelo RDoC. A aposta na patofisiologia, combinada com a exclusão da experiência descrita em primeira pessoa, aponta um cenário em que a pesquisa e a clínica se divorciam, com o risco do advento de uma estranha psiquiatria sem psique e sem pathos.

Palavras-chave : RDoC; sistemas de classificação; transtornos mentais; DSM; clínica psiquiátrica.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol | Alemão     · texto em Português     · Português ( pdf )