Acessibilidade / Reportar erro

O sujeito psicótico e a função do delírio1 1 Artigo baseado na dissertação de mestrado intitulada UM sujeito mais além da estruturação delirante: a função do delírio e a direção de tratamento na psicose, defendida em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, elaborada por Raquel Coelho Briggs de Albuquerque e orientada pela Profa. Dra. Doris Luz Rinaldi.

The psychotic subject and the function of delusions

Le sujet et la fonction du délire

El sujeto psicótico y la función del delírio

Das Subjekt und die Funktion des Deliriums

Este trabalho aborda o conceito de delírio e sua função na estrutura psicótica. A psicanálise considera o delírio, por um lado, fenômeno elementar e, por outro, tentativa de cura, portador de uma verdade. O presente trabalho objetiva abordar a estruturação delirante, assim como a função da mesma para o sujeito paranoico, no sentido de situar a direção de tratamento na clínica da paranoia. A partir de um caso clínico e embasando-se nos conceitos da psicanálise, discute-se a função do mesmo para o sujeito. Leva-se em conta a invenção do sujeito para além do delírio, a partir de uma estabilização que, entretanto, não acontece sem ele.

Delírio; paranoia; direção de tratamento


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com