Acessibilidade / Reportar erro

Dor na psicanálise - física ou psíquica?1 1 Estudo de Natália Amendola no mestrado em Psicologia Clínica da PUC-Rio, com orientação da segunda autora. O mestrado foi cursado com bolsa da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasília, DF, Br).

Pain in Psychoanalysis - physical or psychic?

La douleur et la psychanalyse - physique ou psychique?

Dolor en el psicoanálisis - ¿físico o psíquico?

Schmerzen in der Psychoanalyse - physisch oder psychisch?

A dor tem se apresentado contemporaneamente como um tema importante para a psicanálise. Um dos móveis desse interesse é a fibromialgia, descrita por profissionais da medicina como uma síndrome caracterizada pela dor crônica na ausência de lesões ou sinais de anormalidade na maquinaria biológica. Levanta-se o impasse - como pensar psicanaliticamente uma dor que é física? Algumas leituras são propostas, tais como associações da dor com o estado melancólico, com inibições psíquicas e com a hipocondria. A dor é tomada como expressão de uma vivência traumática e não simbolizada.

Dor; discurso freudiano; corpo; melancolia; alteridade; contemporâneo


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com