Acessibilidade / Reportar erro

Melancolia como presença real do objeto - uma abordagem lacaniana1 1 Trabalho realizado no grupo de pesquisa da Prof. Fernanda Theophilo da CostaMoura no Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalho baseado na Tese de Doutorado: Automatismo mental, desespecificação pulsional e delírio das negações: a condição objetalizada do sujeito na psicose, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro no ano de 2012. Autor da Tese: Fernando Ribeiro Tenório (Bolsa de Doutorado Capes). Orientadora: Fernanda Theophilo da Costa-Moura (Bolsa de Produtividade em Pesquisa [PQ] CNPq).

Melancholia as a real presence of the object - An approach based on Lacanian theory

La melancolie en tant que présence réelle de l'objet - Une approche lacanienne

Melancolía como presencia real del objeto - Un abordaje lacaniano

Melancholie als reales Vorhandensein des Objektes - ein lacanscher Ansatz

O estudo aborda a melancolia desde a psiquiatria até a psicanálise, chegando à formulação de Lacan de que, nesta afecção, trata-se da presença real - e não metafórica ou por identificação - do objeto no campo do sujeito. Percorre-se brevemente a definição desta entidade nosográfica desde Esquirol até Kraepelin, com destaque para o delírio hipocondríaco de negação descrito por Cotard. Retoma-se a tese de Freud de uma identificação do eu com objeto, para chegar a Lacan, que distingue o objeto idealizado da relação de amor e o objeto causa de desejo, que deve permanecer velado. Na melancolia, trata-se da relação direta do sujeito com este objeto. A vinda ao primeiro plano do objeto a dá a fórmula geral do estatuto do sujeito na psicose, na qual é o objeto que está no comando.

Psicanálise; melancolia; Cotard; objeto a


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com