Acessibilidade / Reportar erro

A educação física no âmbito do tratamento em saúde mental: um esforço coletivo e integrado 1 1 Este texto constitui parte da dissertação sob o título Atividade física como complemento terapêutico multidisciplinar em saúde mental: estudo do impacto de um programa de exercício físico aeróbico nos sintomas negativos em esquizofrênicos hospitalizados, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Vila Real, Portugal.

Physical education in mental health treatment: a collective and integrated project

L'éducation physique et le traitement en santé mentale: un effort collectif et integré

La educación física en el tratamiento de la salud mental: un esfuerzo colectivo e integrado

Sportunterricht im Rahmen der Behandlung von Geistesstörungen: eine kollektive und integrierte Initiative

Este artigo analisa a Educação Física no processo de tratamento de doenças mentais, identificando as contribuições dessa prática profissional às terapias em saúde mental. Discute-se nesse estudo o papel da Educação Física enquanto atividade terapeutica auxiliar na diminuição da sintomatologia dessas doenças em função da aplicação de atividades físicas identificada em diversos estudos. Concluiu-se que a integração da Educação Física como ciência auxiliar à Psiquiatria tem se constituído um esforço interdisciplinar nos tratamentos de pacientes em sofrimento mental.

Educação física; saúde mental; interdisciplinaridade; tratamento


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com