Acessibilidade / Reportar erro

Maternidade e feminilidade: um estudo da subjetividade de mães negligentes na Assistência Social*1 *1 Esta pesquisa integra o diretório Práticas de Saúde em Clínica Ampliada na Contemporaneidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (Brasília, DF, Br) e foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas (Belo Horizonte, MG, Br). Financiamento parcial Capes/Prosup. Artigo baseado na dissertação "Maternidade e feminilidade: um estudo da subjetividade de mães negligentes na assistência social" concluída em 31 de maio de 2012 na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduação em Psicologia. Disponível em <http://www.sistemas.pucminas.br/BDP/SilverStream/Pages/pg_ConsItem.html>.

Motherhood and femininity: a study regarding the subjectivity of neglectful mothers on social welfare

Maternité et féminitude: une étude de la subjectivité des mères négligentes dans le cadre de l'assistance sociale

Maternidad y feminilidad: un estudio de la subjetividad de madres negligentes en la asistencia social

Mutterschaft und Weiblichkeit: eine Studie zur Subjektivität von nachlässigen Müttern im Rahmen der Sozialhilfe

Esse artigo tem como tema o estudo da subjetividade da mãe agressora acompanhada pela política de Assistência Social, em articulação à construção social da maternidade, a partir de uma perspectiva psicanalítica. Destacamos os indicadores: exercício da maternidade, negligência e intervenção profissional. Concluímos que a escuta da mulher em suas questões subjetivas é essencial não bastando a excessiva legalização das relações para interromper as situações de violência contra os filhos no ambiente doméstico.

Maternidade; feminilidade; negligência; assistência social


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com