Acessibilidade / Reportar erro

A narrativa testemunhal e o enredamento do traumático no psiquismoa*1 *1 Este trabalho é parte da dissertação de mestrado, de Geisi M. Rodrigues, "Suicídio, trauma e literatura de testemunho: traduções possíveis", do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade Estadual de Maringá (Maringá, PR, Br). Orientadora: Dra. Viviana V. Martinez. Defesa: março de 2013. Bolsa da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasília, DF, Br).

Eye-witness accounts and the complexities of traumas in the mental apparatus

Écriture de témoignage et l'enchevêtrement du traumatique dans le psychisme

La narrativa testimonial y el enredamiento de lo traumático en lo psíquico

Zeugenberichte und die Kontextualisierung der traumatischen Erfahrung im Psychismus

Neste artigo, discutimos a narrativa testemunhal de sobreviventes da maior atrocidade do século XX - a Shoah - a partir da Teoria da Sedução Generalizada (TSG). Compreendemos a narrativa como possibilidade de tradução do traumático, em que o sobrevivente, após tantas perdas significativas - do seu nome, sua dignidade, seus seres queridos... -, pode, por meio da escritura, temporalizar a sua existência e a representação de si mesmo. Ao mesmo tempo, o testemunho permite a criação de espaços memoriais, onde é possível erguer, simbolicamente, lápides para os que não sobreviveram ao horror.

Psicanálise; trauma; literatura de testemunho; teoria da sedução generalizada


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com