SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4La narrativa testimonial y el enredamiento de lo traumático en lo psíquicoIntroducción al texto clásico de James Sully índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental

versión impresa ISSN 1415-4714

Resumen

MUNOZ, Nuria Malajovich; LEAL, Erotildes Maria; DAHL, Catarina Magalhães  y  SERPA JR., Octavio Domont de. Incorporando histórias: a recomposição do corpo próprio na perspectiva de usuários de serviços de saúde mental. Rev. latinoam. psicopatol. fundam. [online]. 2014, vol.17, n.4, pp.872-886. ISSN 1415-4714.  https://doi.org/10.1590/1415-4714.2014v17n4p872.5.

O presente estudo acompanha as incidências da experiência de adoecimento na vivência de corpo próprio em pessoas que realizam tratamento em serviços de saúde mental. Por meio de abordagem clínico-qualitativa, interroga-se o papel do cuidado, do ponto de vista dos usuários, em uma possível vivificação da relação com o corpo próprio e sua contribuição na produção de novo modo de existência no cotidiano. Analisam-se as transformações vividas na relação com o corpo e as soluções encontradas para a sua recomposição.

Palabras clave : Corpo; saúde mental; experiência de adoecimento; narrativa.

        · resumen en Español | Inglés | Francés | Alemán     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )