Acessibilidade / Reportar erro

O consumidor e a perversão*1 *1 Trabalho apresentado no Colóquio Internacional sobre Metapsicologia da Perversão. Usos Sociais da Perversão, ocorrido de 26 a 28 de agosto de 2013, na Universidade Católica de Pernambuco - Unicap (Recife, PE, Br).

Consumers and perversion

Le consommateur et la perversion

El consumidor y la perversión

Der Verbraucher und die Perversion

O texto considera a atualidade discursiva do capitalismo e seus vieses perversos, lembrando a aspiração sadeana de república regida pelo imperativo e singularidade do gozo, onde se imbricam os consumidores, todos proletários e na exigência do mais-de-gozar. Percorre a fantasia perversa, o desejo perverso e a fetichização de um objeto alçado à condição de causa de desejo, para além da estrutura perversa. Chega à solidão dos indivíduos reduzidos a seus corpos no predomínio dos gadgets, e ao mundo da falta de vergonha. A psicanálise lacaniana é a norteadora, e o Japão é exemplo que ensina.

Capitalismo; gozo perverso; gadgets; vergonha


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com