Acessibilidade / Reportar erro

A dinâmica perversa na adoção: interrogando sobre filiação*1 *1 Trabalho apresentado como simpósio no Colóquio Internacional sobre Metapsicologia da Perversão. Usos Sociais da Perversão, realizado na Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, no período de 26 a 28 de agosto de 2013.

Perverse dynamics in adoption: wondering about parents

La dynamique perverse dans l'adoption: questions concernant la filiation

Las dinámicas perversas de la adopción: interrogando acerca de la filiación

Die perverse Dynamik bei der Adoption: die Frage nach der Abstammung

No presente trabalho, propomos discutir situações em que o lugar conferido ao adotando no discurso familiar evidencia que a criança é pensada na relação como um objeto de consumo. Que elementos encontrados nesses casos nos permitem pensar sobre desejo de filho e perversão? Haveria uma tentativa de produzir um Outro completo? Diante disso, abordamos questões relacionadas ao perfilhamento, aos elementos que possibilitam a instauração do lugar de filho, dos lugares de pai e de mãe, visando refletir sobre demandas perversas na adoção, considerando as relações entre sujeito e Outro.

Desejo de filho; filiação adotiva; linguagem; perversão


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com