Acessibilidade / Reportar erro

Paixão-dor-paixão: pathos, luto e melancolia no nascimento da criança com deficiência*1 *1 Texto desenvolvido para a comunicação apresentada no VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental em Belo Horizonte, Brasil, em setembro de 2014.

Passion-pain-passion: pathos, morning and melancholy on the occasion of a child born with disabilities

Passion-douleur-passion: pathos, deuil et mélancolie à la naissance d’un enfant handicapé

Pasión-dolor-pasión: pathos, luto y melancolía en el nacimiento del niño con discapacidad

Leidenschaft-Schmerz-Leidenschaft: Pathos, Trauer und Melancholie anlässlich der Geburt eines behinderten Kindes

悲伤-痛苦-悲伤:残疾孩子的出生给父母带来的伤感,默哀和忧郁

O nascimento de um filho com um transtorno grave de desenvolvimento marca, enquanto crise, o percurso evolutivo dos pais. A perda do bebê idealizado, exige um trabalho de elaboração do luto. No entanto, a ligação emocional ao pathos-paixão inicial ergue-se como obstáculo a esse processo e, mais do que isso, à criação de um novo vínculo ao bebê nascido e real, com as suas qualidades e limitações, que corre o risco de não ocupar um espaço na vida emocional dos pais a contas com o seu pathos-dor. Neste trabalho serão discutidas as saídas do lado melancólico e as alternativas de elaboração do sofrimento emocional com vista ao investimento parental e apego à criança com deficiência.

Deficiência; apego; melancolia; luto


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com