Acessibilidade / Reportar erro

Ouvir para se poder olhar dentro da clínica do autismo. De onde vem a voz que me faz existir?

Listening as a way of casting a look into the clinical experience involving autism. Where does the voice that makes me exist come from?

Ecouter pour pénétrer dans la clinique de l'autisme. D'où vient la voix qui me permet d’exister?

Oír para poder observar dentro de la experiencia clínica del autismo. ¿De dónde viene la voz que me hace existir?

Zuhören, um einen Einblick in die Klinik des Autismus zu erhalten. Woher kommt die Stimme, die es mir ermöglicht zu existieren?

听闻能看透自闭症的临床学。让我存在的声音从哪儿来?

As crianças autistas ficam frequentemente absorvidas na procura de sensações que as façam sentir existir. Ela evitam o vínculo direto e não podem interiorizar uma segurança de ser. O lugar do terapeuta numa atenção cuidadosa, no ritmo da criança, fazendo imitações e comentários narrativos sobre o vivido da criança ajuda a despertar um sentimento de existir e um interesse pelo outro.

É a voz que atrai a atenção da criança, quando ela se integra de modo alegre e ritmado às emoções e aos interesses sensoriais ou estéticos da criança. A procura espontânea pela voz na origem dos comentários ajuda a criança a descobrir um interesse pelo olhar direto no rosto do outro.

Autismo; narração; voz; olhar


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com