Acessibilidade / Reportar erro

A concessão de benefícios e a aposta na singularidade: um desafio para a Saúde Mental*1 *1 O trabalho que deu origem ao artigo foi realizado no Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira. O artigo teve como base a monografia “‘Se tiver que ganhar mais eu não vou’: considerações sobre o uso do dinheiro pelos usuários de Saúde Mental”, apresentada por Flávia Hasky ao IPUB/UFRJ como requisito final para a obtenção do título em Saúde Mental nos moldes de Residência, apresentada no IMAS Juliano Moreira em 2010.

Conceding benefits and betting on singularity: a challenge for Mental Health

L'octroi d'avantages et le pari sur la singularité : un défi pour la santé mentale

La concesión de beneficios y la apuesta en la singularidad: un desafío para la Salud Mental

Leistungsgewährung und Singularität: eine Herausforderung für die psychatrisische Versorgung

健康福利支付和精神病的特殊性:对精神健康体系的挑战

Este artigo dedica-se à problematização da concessão de benefícios pelo Estado aos usuários dos serviços de Saúde Mental e à reflexão acerca do uso que estes usuários fazem do dinheiro. Fruto da experiência das autoras na estratégia de desinstitucionalização, baseia-se no referencial teórico e clínico da psicanálise para apostar na singularização das práticas que orbitam em torno do manejo do dinheiro no campo da Saúde Mental. Recortes de casos ilustram a problemática.

Saúde Mental; concessão de benefícios; psicanálise; singularidade


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com