Acessibilidade / Reportar erro

Suicídio e melancolia: seguindo as trilhas das primeiras elaborações psicanalíticas*1 *1 O presente artigo apresenta elementos da discussão aprofundada em dissertação acadêmica intitulada “Reflexos do objeto materno: do processo melancólico ao impulso suicida — as horas que separam duas mortes”, de 2012, de autoria de Elisa de Santa Cecília Massa, sob orientação da Profa. Dra. Cassandra Pereira França. Tal dissertação foi defendida na Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação em psicologia. Área de concentração: Estudos Psicanalíticos.

Suicide and melancholy: following in the tracks of the first psychoanalytic elaborations

Suicide et mélancolie: sur les traces des premières élaborations psychanalytiques

El suicidio y la melancolía: siguiendo las huellas de las primeras elaboraciones psicoanalíticas

Selbstmord und Melancholie: auf den Spuren der ersten psychoanalytischen Untersuchungen

自杀和忧郁症:心理分析学初创时期的一些论述

Este artigo apresenta as primeiras elaborações psicanalíticas acerca do tema do suicídio, primordialmente a partir dos relatos das reuniões das quartas-feiras da Sociedade Psicanalítica de Viena. Tal discussão estabelece um ponto central para a compreensão do tema do autoextermínio: sua intrínseca relação com as relações objetais e com a sexualidade inconsciente. Constata-se que há, ainda, um impasse em relação a estas elaborações, que podemos, a posteriori, atribuir à ausência de elaborações que só se construiriam mais tarde na teoria psicanalítica, a partir do advento da pulsão de morte.

Suicídio; pulsão de morte; melancolia; relações objetais


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com