Acessibilidade / Reportar erro

O mau cheiro como estratégia de sobrevivência*1 *1 O artigo baseia-se na dissertação de Mestrado intitulada O mau cheiro: Sobre as bases da sustentação psíquica. Bonomi, T. M. A (2015). Programa de Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo, orientado pelo Prof. Dr. Manoel Tosta Berlink.

Stench as a survival strategy

La puanteur comme une stratégie de survie

El hedor como estrategia de supervivencia

Der Gestank als Überlebensstrategie

作为生存战略的身体臭味

O presente trabalho tem como base a narrativa de um atendimento clínico, no qual a paciente procura análise, pois todos os seus relacionamentos amorosos fracassavam causando-lhe intenso sofrimento. Ao longo dos atendimentos ela diz saber o porquê desses fracassos: ela fede. Formulamos a hipótese clínica de que o mau cheiro se insere na economia psíquica da paciente como um mecanismo de defesa e, tomando o conceito de narcisismo como norteador, discutimos o papel da alucinação olfativa na sustentação psíquica da paciente.

Alucinação olfativa; narcisismo; mecanismo de defesa; psicanálise


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com