SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Musicalidade(s) e ressonâncias psíquicas: variações subjetivas e destinos à pulsãoIntrodução a “Contribuições para a sexualidade infantil”, de Moshé Wulff índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental

versão impressa ISSN 1415-4714versão On-line ISSN 1984-0381

Resumo

AMARAL, Nympha  e  FIGUEIREDO, Ana Cristina. Jarbas, o Redentor: um caso clínico de mania apresentado a partir da topologia lacaniana. Rev. latinoam. psicopatol. fundam. [online]. 2016, vol.19, n.3, pp.483-499. ISSN 1415-4714.  http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2016v19n3p483.8.

Neste artigo visamos solucionar o enigma dos intervalos lúcidos da Psicose maníaco-depressiva a partir de um estudo de caso atendido em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPSi). Defendemos que se pode sustentar uma experiência rigorosa do dispositivo analítico em instituição pública. Utilizamos a topologia lacaniana dos nós como método para a construção do caso. Postulamos que nos surtos os nós se rompem e depois se rearranjam entre os três registros — real, simbólico e imaginário — formando um nó não borromeano (nó de trevo) que possibilita uma estabilização do sujeito.

Palavras-chave : Psicose maníaco-depressiva; estrutura psicótica; topologia do nó borromeano; psicanálise em instituição pública.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol | Alemão | Chinês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )