Acessibilidade / Reportar erro

Introdução a “Contribuições para a sexualidade infantil”, de Moshé Wulff*1 *1 Este trabalho faz parte da pesquisa de pós-doutorado Escritas da clínica psicanalítica com crianças: história e transmissão da experiência, de Adela Judith Stoppel de Gueller, realizada sob a supervisão da Profa. Dra. Ana Costa, no Programa de Pós-graduação em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, e tem financiamento da Capes.

Introduction to Moshé Wulff's “Contributions to child sexuality”

Introduction à “Contributions pour la sexualité infantine” de Moshé Wulff

Introducción a “Contribuciones para la sexualidad infantil” de Moshé Wulff

Einführung zu Moshé Wullff’s “Beiträge zur Infantilen Sexualität”

介绍莫歇•吴尔夫的“儿童性欲论”

“Contribuições para a sexualidade infantil” é um dos primeiros trabalhos sobre psicanálise com crianças. Nesse artigo, Moshé Wulff descreve detalhadamente três casos de crianças que sofriam de ataques histéricos frequentes. Com sua apresentação, o autor ingressou na Sociedade Psicanalítica de Viena em 1911, e a leitura desse trabalho tornou-se obrigatória para os analistas em formação. Considerado por Freud “um dos autores que falaram inteligentemente da neurose infantil”, Wulff também se ocupou da tradução de diversas obras de Freud para o russo e o hebraico, além de ter sido médico da família de Serguei Pankeiev (ou o Homem dos Lobos), em Odessa.

Moshé Wulff; histerias na infância; sexualidade infantil; história da psicanálise


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com