Acessibilidade / Reportar erro

Que boca grande você tem! Articulações sobre os distúrbios da oralidade no autismo*1 *1 Este artigo apresenta elementos discutidos na monografia Algumas considerações sobre os distúrbios da oralidade no autismo apresentada no curso de especialização em psicopatologia e saúde pública para obtenção do título de especialista, em junho de 2013.

What a big mouth you have! On orality disorders in autism

Quelle grande bouche vous avez! Considérations sur les troubles de l’oralité dans l’autisme

Qué boca grande tienes! Articulaciones sobre los disturbios de oralidad en el autismo

Was hast du für ein entsetzlich großes Maul! Artikulationen der autistischen Sprachstörung

你的嘴巴这么大哎!对自閉症患者口語障礙的反思

O texto apresenta algumas considerações sobre os distúrbios da oralidade no autismo, no viés da psicanálise, entrelaçando as questões da constituição do psiquismo infantil e a oralidade. Para enlaçar estas questões teóricas e clínicas dois casos são delineados no trabalho. As crianças retratadas apresentam funcionamento autistico onde a primazia oral apresenta-se e o surpreendente enigmático comparece no modo como a oralidade se revela, seja na voracidade ou na indiscriminação oral, instalando a boca exclusivamente no lugar de fenda, buraco que engloba tudo e não se satisfaz.

Infância; autismo; psicanálise; distúrbios da oralidade


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com