Acessibilidade / Reportar erro

A experiência com a Metodologia IRDI em creches: pré-venir um sujeito

IRDI methodology in daycare: prevention for a subject

L’expérience avec la méthode IRDI dans les crèches : prévenir un sujet

Una experiencia con la metodología IRDI en guarderías infantiles: prevenir un sujeto

Die Erfahrungen mit der IRDI Methode in Kinderkrippen: ein Subjekt vorbeugen

婴儿发育风险评估法(IRDI)在托儿所的临床实践:为儿童发育护航

A Metodologia IRDI é um dispositivo de avaliação e acompanhamento de bebês de zero a 18 meses na sua constituição psíquica. Foi construído a partir de quatro operações constitutivas: suposição do sujeito, estabelecimento da demanda, alternância presença/ausência e função paterna — que aparecem na relação do bebê com o cuidador. Este artigo visa relatar uma intervenção realizada em uma creche municipal com um bebê de 10 meses que estava com dificuldades na sua constituição psíquica, caracterizado pela ausência dos indicadores esperados e que se presentificaram a partir da intervenção.

Metodologia IRDI; constituição do sujeito; pesquisa e psicanálise; dispositivos clínicos; prevenção


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com