Acessibilidade / Reportar erro

Apoio e acolhimento à mulher que se torna mãe: uma escuta psicanalítica*1 *1 Este artigo é derivado da dissertação de mestrado de Alcimeri Kühl Amaral Veiga Prata, sob orientação de Elisa Maria de Ulhôa Cintra.

Giving support to women who become mothers: Psychoanalytic listening

Support et accueil de femmes qui deviennent mères: une écoute psychanalytique

Apoyo y recepción a las mujeres que se convierten madres: una escucha psicoanalítica

Unterstüetzung und Beratung für werdende Müetter: psychoanalytisches Zuhören

支持和接受女人成为母亲:对产妇的心理倾听

A proposta deste artigo é apresentar um modelo de escuta endereçado a questões que envolvem a maternidade. Para construir esse espaço de escuta psicanalítica no âmbito institucional, foi preciso, inicialmente, ampliar a compreensão das vicissitudes do processo que envolve o ser mãe. Um método respaldado no amparo e no acolhimento foi o modelo utilizado no atendimento de mulheres que estavam com os seus bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). A partir do caso exposto, foi possível apresentar um modelo de escuta que se fundamenta no referencial psicanalítico, mas que, ao mesmo tempo, amplia o modelo tradicional da psicanálise.

Escuta psicanalítica; maternidade; relação mãe-bebê; apresentação de caso


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com