Canção de entrada/ |
Bebês sentados à frente das mães em roda, de frente para a professora. Todos em círculo de modo que todos possam se ver. |
A professora cumprimenta falando e depois cantando: "Oi" diz o nome da criança e da mãe que bom que estás aqui. |
Balões em movimento |
Balões, tule, música clássica, aparelho de som, voz, movimento corporal, interação bebê-balão e adulto-balão-bebê. Os bebês ficam deitados em um tapete, acima deles um grande tule, sobre o qual eles podem ver balões coloridos se movimentando. |
Os balões são movimentados pela professora e pela psicóloga que sacodem o tule ao ritmo da música. A mãe neste momento mostra os balões e conversa com a criança. 0 movimento cessa quando a música acaba e os balões são entregues aos bebês. Em seguida a mãe pega o balão e canta tocando sob o corpo da criança. |
História "0 trem" |
História, flauta de embolo, voz, chocalhos, egg-shakers, movimentos corporais, canção. Bebês sentados a frente das mães, familiares, em círculo, em contato visual com a professora. |
A professora conta uma história de um trem e faz seus barulhos por meio da voz, chocalhos, egg-shakers, e da flauta de êmbolo. A cada movimento solicitado a mãe faz os movimentos com a criança, como por exemplo, "mexe prá lá e pra cá". |
|
|
|
Bolinhas, massagem |
Música aparelho de som, voz, interação adulto-bebê com o movimento-ritmo-corpo. Criança deitada a frente da mãe. |
As mães passam as bolinhas de massagem pelo corpo do bebê enquanto ouvem uma música clássica relaxante. |
Espelhos |
Música, canção, espelho. Criança sentada de frente para a professora. |
As mães apresentam um espelho de maquiagem aos bebês, ao som de uma música as crianças são instigadas a olhar o espelho. A mãe conversa perguntando quem é que está ali? Como é lindo este neném. |
Instrumentos musicais |
Música "Caranguejo peixe é", som, voz, movimentos e interação adulo- bebê com os instrumentos. Crianças sentadas na roda de frente para a professora. |
Vários instrumentos musicais são colocados no meio da roda onde estão as crianças, em seguida é solicitado que cada criança pegue um instrumento de sua preferência e comece a tocar. |
Pula Pula |
Movimentos corporais, canção, interação adulto-bebê, som voz. Um pula-pula é colocado no centro da sala e cada mãe com seu bebê no colo vai até ele para pular. |
As crianças pulam no colo de suas mães sobre um pula-pula enquanto a professora canta: vamos brincar de pula-pula, vamos subindo e descendo, com a mamãe também o (é dito o nome da criança) vai pular. Até que todas as crianças com suas mães pulem. |
Pulguinha |
Som, toque, interação adulo- bebê, excitação, movimentos, gestos. Criança sentada a frente de sua mãe. |
A música a pulguinha é cantada, as mães vão tocando no corpo da criança, por exemplo, da "da barriga pro umbigo, do pé pula pra cabeça"... conforme a música, tudo é muito prazeroso pela criança. |
Canção despedida |
"Tchau!" Crianças sentadas em círculo de frente para a professora. |
A professora cumprimenta um a um falando e depois cantando: Tchau diz o nome da criança e da mãe que bom que esteve aqui, até semana que vem. |