Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia simbólica da promessa em psicoterapia com adolescentes*1 *1 Artigo elaborado a partir da dissertação de mestrado “Promessa e terapia com adolescente. Estudo exploratório acerca da desistência no início de psicoterapia”, sob a orientação de Francisco Martins no Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica de Brasília, 2015.

Symbolic effectiveness of the promise in psychotherapy with adolescents

L'efficacité symbolique de la promesse dans la psychothérapie de l'adolescent

La eficacia simbólica de la promesa en psicoterapia con adolescentes

Symbolische Wirksamkeit des Versprechens in der Psychotherapie mit Jugendlichen

Considerando a problemática da evasão de pacientes em clínicas-escola, somada à dificuldade de adesão que os adolescentes apresentam à psicoterapia, temos como objetivo neste estudo entender se o ato promissivo é efetivo para a manutenção do vínculo terapêutico e, consequentemente, para a continuidade da psicoterapia. Nesta pesquisa, observou-se que a maioria dos pacientes não estabeleceram o ato promissivo. O que nos permitiu concluir que a problemática da fase da adolescência, somada à não atenção dos terapeutas nas prioridades a serem seguidas e no modo de comprometimento dos adolescentes, promoveram um prejuízo diante da continuidade da psicoterapia.

Palavras-chave:
Promessa; contrato; evasão; clínica; adolescência


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com