Acessibilidade / Reportar erro

A adicção sexual nas fronteiras da perversão*1 *1 Este artigo é derivado da tese de doutorado “Adicção sexual: um combate contra Eros?” (2017), realizada no programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com o auxílio financeiro da CAPES, sob orientação da Profa. dra. Marta Rezende Cardoso.

Sexual addiction on the borders of perversion

L'addiction au sexe aux frontières de la perversion

La adicción sexual en las fronteras de la perversión

Sexsucht an der Grenze zur Perversion

Neste artigo, dedicado à problemática da adicção sexual em psicanálise, é mostrado inicialmente que a base de sua teorização se encontra nos primórdios da obra freudiana, no campo das neuroses atuais. Contudo, em estudos psicanalíticos posteriores, essa situação clínica tende a ser aproximada da perversão sexual. No presente texto é explorado o entrecruzamento desses dois quadros com o objetivo de identificar os pontos de convergência e divergência entre eles, sublinhando-se, no entanto, o caráter singular da adicção sexual.

Palavras-chave:
Adicção sexual; perversão; compulsão; psicanálise


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com