Acessibilidade / Reportar erro

Considerações sobre as anorexias e as especificidades das neuroses contemporâneas*1 *1 Este artigo é baseado na tese de doutorado “Neuroses contemporâneas: o caso dos transtornos alimentares” (2017), realizada no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, sob orientação da Profa. Dra. Tania Coelho dos Santos e pertence ao projeto de pesquisa “O real na ciência e o Real na prática do psicanalista”, coordenado pela Profa. Dra. Tania Coelho dos Santos, que é bolsista de produtividade em Pesquisa Nivel 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (Brasília, DF, Br).

Considerations on anorexia and specificities of contemporary neuroses

Considérations sur l’anorexie et les spécificités des névroses contemporaines

Consideraciones sobre las anorexias y las especificidades de las neurosis contemporâneas

Überlegungen zur Anorexie und zur Spezifität moderner Neurosen

Partimos das anorexias como campo clínico para elucidar o que particulariza o modo neurótico contemporâneo de relação com os objetos. Demonstramos a acepção mais difundida do sintoma anoréxico na psicanálise como inscrição na literalidade do corpo da falta no viés da histeria, referida a uma resposta precária diante de um Outro que é frágil em sua função simbólica. Problematizamos essa leitura à luz das características da sociedade atual, destacando a incidência de uma posição fantasmática inclinada para a lógica do consumidor insatisfeito e para o desmentido banal da autoridade simbólica.

Anorexia; psicanálise; neuroses contemporâneas; desmentido


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com