Acessibilidade / Reportar erro

“Bárbara-cena“: da imputabilidade penal à responsabilização subjetiva do criminoso psicótico*1 *1 Artigo desenvolvido a partir da dissertação de mestrado A imputabilidade penal na visão da psicanálise: a voz perdida do sujeito inimputável é possível encontrá-la, apresentada ao Programa de Pós-graduação – Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade, tendo sido defendida e aprovada em 2.6.2017.

“Bárbara-cena”: From penal responsability to subjective accountability of the psychotic offender

“Bárbara-cena”: de l’imputabilité pénale à là responsabilisation subjective du psychotique criminel

“Bárbara-cena”: de la imputabilidad penal a la responsabilidad subjetiva del criminoso psicótico

„Bárbara-cena“: von der Strafmündigkeit zum subjektiven zur-Rechenschaft-ziehen des psychotischen Verbrechers

Pretende-se rediscutir neste artigo a questão da universalização da inimputabilidade penal do criminoso psicótico pretendida pelo artigo 26 do Código Penal Brasileiro e pela Psiquiatria Forense, à luz da experiência psicanalítica, em uma prisão em Minas Gerais. O caso do jovem universitário assassino J. C. ilustra a importância do método clínico psicanalítico no processo de responsabilização subjetiva do criminoso psicótico.

Psicanálise; imputabilidade penal; criminoso psicótico; responsabilização subjetiva


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com