Acessibilidade / Reportar erro

A escrita nas psicoses: suas funções e seus destinos em uma oficina literária*1 *1 Este artigo constitui um desdobramento de pesquisa relativa à dissertação de mestrado defendida por Manoela Nunes de Freitas no Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (Rio de Janeiro, RJ, Brasil).

The act of writing in psychoses: its functions and fates in a literary workshop

L’écriture at les psychoses: ses fonctions et ses destins dans un atelier litteraire

La escritura en las psicosis: sus funciones y destinos en un taller literário

Der Prozess des Schreibens und Psychosen: seine Funktionen und Ziele in einem literarischen Workshop

O artigo aborda a experiência de acompanhar psicóticos em uma oficina literária de escrita e produção de jornal em um CAPS III. O objetivo consiste em recolher os efeitos do ato de escrever, sobretudo escrever junto com os outros. O procedimento apoia-se nas memórias de Schreber, na obra literária de James Joyce e no recurso a fragmentos do trabalho na oficina, com base em S. Freud e J. Lacan. Conclui-se que os efeitos da participação nas atividades coletivas compreendem o endereçamento a outrem e a produção da letra destinada ao lixo, graças à qual se extrai o excesso de gozo.

Palavras-chave:
Psicose; escrita; psicanálise; oficina literária


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com