Acessibilidade / Reportar erro

Complexo de perfuração: uma interpretação a partir da teoria da sedução generalizada*1 *1 Este trabalho foi subvencionado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está sob a orientação do Prof. Dr. Fábio R. R. Belo, e faz parte da tese de doutoramento em Psicologia intitulada “A sexualidade feminina em Marie Bonaparte: pontuações teóricas e clínicas à luz de Jean Laplanche”, com expectativa de defesa em fevereiro/2020 junto ao PPG-Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Belo Horizonte, MG, Brasil).

Piercing complex: an interpretation based on the theory of generalized seduction

Complexe de perforation: une interprétation de la théorie de la séduction généralisée

Complejo de perforación: una interpretación a partir de la teoría de la seducción generalizada

Perforationskomplex: Eine Interpretation anhand der allgemeinen Verführungstheorie

Abordamos o complexo de perfuração via teoria da sedução generalizada, focando na chamada “sexualidade orificial” e nas fantasias parentais, sobretudo a de arrombamentos dos orifícios, que acabam inoculando na criança o medo de perfuração. Consideramos que o medo da perfuração remete à realidade da mensagem (vinda do adulto) e incita a criança a traduzir o corpo estranho interno que é propriamente intrometido nela, a saber, a excitação do sexual. E é nessa penetração originária (da mensagem do outro) que localizamos a mudança no vetor de explicação do medo paralisante presente no complexo de perfuração, que no pensamento bonaparteano sai da reação protocelular.

Palavras-chave:
Mensagem; perfuração; sedução; tradução


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com