Acessibilidade / Reportar erro

As referências literárias em “Das Unheimliche”*1 *1 Este trabalho é parte da pesquisa de Doutorado de Fabiano Rabêlo, em curso, sob orientação da Profa. Dra. Karla Patrícia Holanda Martins. Ele resultou de um período de estágio sanduíche com bolsa proporcionada pela CAPES (PDSE) e supervisionada pelo professor Thomas Sträter.

Literary references in “Das Unheimliche”

Les références littéraires dans “Das Unheimliche”

Las referencias literarias en “Das Unheimliche”

Literaturhinweise in „Das Unheimliche“

Resgatam-se as referências presentes no texto de Freud (1919/1997) sobre o estranho para discutir a participação delas na formação desse conceito, enfatizando-se as obras literárias. Além dos textos de Hoffmann, são comentados os trabalhos de Schnitzler, Schiller, Heine, Goethe, Schaeffer, Ovídio, Twain, Dante, Shakespeare, Anderson, Heródoto, Wilde, Schelling, Jentsch, Kammerer e Selligmann. Localiza-se em “O estranho” uma inflexão do uso da literatura na investigação analítica, de onde resulta uma abordagem ampliada da estética. A partir da aproximação com a etimologia, salienta-se o caráter intraduzível desse conceito e sua dinâmica psíquica própria, que se desenrola entre o já sabido e o não reconhecido. Aponta-se nesse sentimento três dimensões correlatas e indissociáveis - psíquica, cultural e heurística -, cada uma delas remetendo a um sentido do diabólico em Freud.

Palavras-chave:
Unheimliche; psicanálise; literatura; etimologia


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com