Acessibilidade / Reportar erro

Um país de maravilhas! O infantil da utopia1 *1 O presente artigo é parte da tese de doutorado em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, realizado junto ao LAPPAP - Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política, intitulado Poéticas do Infantil: três ensaios de psicanálise e utopia, sob orientação do prof. dr. Edson Luiz André de Sousa e subvencionado com bolsa de pesquisa CAPES.

A country of wonders! The infantile of utopia

Un pays de merveilles! L’enfantile de l’utopia

¡Un país de maravillas! El infantil de la utopia

Neste ensaio procuramos construir alguns laços entre o infantil na concepção psicanalítica e o universo das utopias. A partir da versão cinematográfica de Alice no país das maravilhas de Jam Švankmajer - em que o autor consegue nos oferecer uma perspectiva do universo carroliano de Alice, aproximado do sonho e do brincar das crianças na concepção freudiana - procuramos aproximar o infantil e a utopia, relacionando o “País das maravilhas” apresentado por Švankmajer, da ilha Utopia, de Morus, no sentido de demonstrar como o infantil permite o acesso às construções utópicas a partir de um corte ou furo nas palavras-imagens do infantil, como exigência de criação, pelo brincar, de um litoral que nos dá acesso a ilhas, territórios que resistem à literalidade das formas instituídas da realidade, como utopia.

Palavras-chave:
Infantil; utopia; psicanálise; escrita; brincar


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com