SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3A model for floral color inheritance in Leucaena (Leguminosae)The use of self-incompatibility in the production of hybrid eucalyptus seed by `Aracruz Celulose' in Brazil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Genetics and Molecular Biology

versão impressa ISSN 1415-4757

Resumo

CAMPINHOS, Eduardo N.; PETERS-ROBINSON, Ingrid; BERTOLUCCI, Fernando L.  e  ALFENAS, Acelino C.. Interspecific hybridization and inbreeding effect in seed from a Eucalyptus grandis x E. urophylla clonal orchard in Brazil. Genet. Mol. Biol. [online]. 1998, vol.21, n.3 ISSN 1415-4757.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-47571998000300014.

Utilizamos aloenzimas como marcadores para estimar o grau de hibridação natural entre Eucalyptus grandis e E. urophilla em um pomar de semente híbrida comercial instalado no Espírito Santo, Brasil. Esse pomar, que compreende 7,4 hectares, foi plantado em 1982 e é constituído por 267 parcelas hexagonais. Em cada parcela a matriz E. grandis, produtora de sementes, está cercada pelos seis clones de E. urophilla, doadores de pólen. A taxa de fecundação cruzada (tm), estimada simultaneamente por vários locos de aloenzimas, foi da ordem de 70,2%, variando entre 33 e 99% em árvores individuais. Genótipos encontrados na progênie contendo alelos não presentes nos sete clones parentais permitiram detectar a contaminação do pomar por pólen de outra origem. Esses genótipos constituíram 14,4% da progênie híbrida. A origem do pólen contaminante foi atribuída a povoamentos de eucaliptos vizinhos, isolados do pomar por uma faixa de floresta nativa com 400 metros de largura. Os híbridos e as plantas resultantes de autofecundação puderam ser identificados por meio de seus genótipos de aloenzimas. Todas as plantas examinadas foram transplantadas para o campo. Medições feitas no segundo e terceiro ano após o transplante mostraram que o crescimento da progênie de autofecundação foi 30% inferior ao da progênie híbrida.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês