SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Interspecific hybridization and inbreeding effect in seed from a Eucalyptus grandis x E. urophylla clonal orchard in BrazilChromosome studies of some Vernonia species (Asteraceae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Genetics and Molecular Biology

versão On-line ISSN 1678-4685

Resumo

JUNGHANS, Tatiana Góes; PETERS-ROBINSON, Ingrid; BERTOLUCCI, Fernando L.  e  ALFENAS, Acelino Couto. The use of self-incompatibility in the production of hybrid eucalyptus seed by `Aracruz Celulose' in Brazil. Genet. Mol. Biol. [online]. 1998, vol.21, n.3 ISSN 1678-4685.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-47571998000300015.

Verificamos a eficiência do uso da auto-incompatibilidade encontrada em um clone de Eucalyptus grandis para aumentar a hibridação interespecífica entre E. grandis e E. urophylla em um pomar clonal para produção de semente comercial, instalado no Espírito Santo, Brasil. O nível da hibridação interespecífica alcançada nesse pomar foi avaliado por meio da taxa de fecundação cruzada, tm, do clone de E. grandis produtor de semente. A taxa (tm) foi estimada usando-se vários locos de isoenzimas simultaneamente. A percentagem de sementes híbridas alcançou 95,9%. A taxa de fecundação cruzada das árvores individuais foi variável, mas sempre superior a 70%. O coeficiente de Wright foi negativo (F = -0,30), indicando haver um excesso de genótipos heterozygotos na progênie. Os parâmetros genéticos estimados confirmaram o alto nível de hibridação esperado nesse pomar. A barreira de proteção, constituída por uma faixa de 800 metros de floresta nativa, reduziu significativamente a contaminação do pomar por pólen de outros povoamentos de eucalipto, em comparação à faixa de 400 metros de largura utilizada em outro pomar na mesma região.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês