SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Interspecific hybridization and inbreeding effect in seed from a Eucalyptus grandis x E. urophylla clonal orchard in BrazilChromosome studies of some Vernonia species (Asteraceae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Genetics and Molecular Biology

versão impressa ISSN 1415-4757

Resumo

JUNGHANS, Tatiana Góes; PETERS-ROBINSON, Ingrid; BERTOLUCCI, Fernando L.  e  ALFENAS, Acelino Couto. The use of self-incompatibility in the production of hybrid eucalyptus seed by `Aracruz Celulose' in Brazil. Genet. Mol. Biol. [online]. 1998, vol.21, n.3 ISSN 1415-4757.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-47571998000300015.

Verificamos a eficiência do uso da auto-incompatibilidade encontrada em um clone de Eucalyptus grandis para aumentar a hibridação interespecífica entre E. grandis e E. urophylla em um pomar clonal para produção de semente comercial, instalado no Espírito Santo, Brasil. O nível da hibridação interespecífica alcançada nesse pomar foi avaliado por meio da taxa de fecundação cruzada, tm, do clone de E. grandis produtor de semente. A taxa (tm) foi estimada usando-se vários locos de isoenzimas simultaneamente. A percentagem de sementes híbridas alcançou 95,9%. A taxa de fecundação cruzada das árvores individuais foi variável, mas sempre superior a 70%. O coeficiente de Wright foi negativo (F = -0,30), indicando haver um excesso de genótipos heterozygotos na progênie. Os parâmetros genéticos estimados confirmaram o alto nível de hibridação esperado nesse pomar. A barreira de proteção, constituída por uma faixa de 800 metros de floresta nativa, reduziu significativamente a contaminação do pomar por pólen de outros povoamentos de eucalipto, em comparação à faixa de 400 metros de largura utilizada em outro pomar na mesma região.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês