SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Cystic fibrosis mutations R1162X and 2183AA®G in two southern Brasilian states author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Genetics and Molecular Biology

Print version ISSN 1415-4757

Abstract

LLEONART, Ricardo et al. Analyses of DNA from ancient bones of a pre-Columbian Cuban woman and a child. Genet. Mol. Biol. [online]. 1999, vol.22, n.3, pp. 285-289. ISSN 1415-4757.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-47571999000300001.

A antropologia molecular trouxe novas possibilidades para o estudo de populações humanas antigas. A amplificação de loci em pequenos segmentos cromossômicos repetidos (short tandem repeat, STR) e de DNA mitocondrial (mtDNA) tem sido empregada com sucesso em análises de material ósseo antigo. Embora vários estudos tenham sido publicados a respeito de populações ameríndias continentais, nenhum estudou as populações antigas que habitavam as ilhas do Caribe. Nós usamos análise de STR e mtDNA para estudar os restos de ossos de uma mulher adulta da tribo Ciboney cubana carregando uma criança. Os resultados mostraram que para o STR analisado os restos ósseos compartilhavam alelos comuns, sugerindo um parentesco. A análise de mtDNA mostrou identidade de seqüência, corroborando assim uma possível relação mãe-filho. A seqüência de mtDNA alocou esses restos no haplogrupo A, comumente encontrado em populações ameríndias. Baseado nesses resultados, nós especulamos a respeito de uma origem sul-americana para as populações pré-colombianas das Antilhas e possíveis práticas infanticidas nessas populações. Este constitui o primeiro relato de análise de DNA em populações cubanas pré-colombianas antigas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English