SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Anticlastogenic effect of vitamin C on cisplatin in vivoComparison of similarity coefficients based on RAPD markers in the common bean author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Genetics and Molecular Biology

Print version ISSN 1415-4757

Abstract

DUARTE, Jair Moura; SANTOS, João Bosco dos  and  MELO, Leonardo Cunha. Genetic divergence among common bean cultivars from different races based on RAPD markers. Genet. Mol. Biol. [online]. 1999, vol.22, n.3, pp. 419-426. ISSN 1415-4757.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-47571999000300023.

Avaliou-se a divergência genética de 27 cultivares de feijão (Phaseolus vulgaris L.) de diferentes raças, verificando-se ainda o grau de associação desta divergência com algumas estimativas indiretas de variabilidade obtidas em experimentos no campo. As distâncias genéticas foram obtidas pelo complemento do coeficiente de similaridade de Sorensen-Dice e a representação simplificada destas distâncias realizada a partir de um dendrograma (método UPGMA) e pela projeção no espaço bidimensional. Foi realizada uma análise de variância molecular para partição da variância entre e dentro dos centros de domesticação, e calculada a diversidade genética do marcador RAPD dentro destes centros. Também foram estimadas correlações entre as estimativas de distâncias genéticas obtidas a partir destes marcadores com estimativas de distâncias generalizadas de Mahalanobis, capacidade específica de combinação e heterose média, obtidas a partir de características morfo-agronômicas. Verificou-se que os marcadores RAPD foram eficientes na separação dos cultivares, de acordo com os centros de domesticação. Considerando as raças, no entanto, apenas para o centro de domesticação mesoamericano houve uma boa correspondência entre o agrupamento obtido e a classificação proposta. A avaliação da divergência genética por meio destes marcadores forneceu resultados similares aos obtidos, a partir de características morfo-agronômicas, mas estes não foram eficientes na predição da capacidade específica de combinação e da heterose dos cruzamentos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English