SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Breast-feeding: knowledge and attitudes of undergraduate nutrition majorsPrescription and use of formulae for enteral nutrition by the nutrition services of the Hospitals in the city of Campinas - São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Nutrição

Print version ISSN 1415-5273

Abstract

BISSOLI, Marcos Coelho  and  LANZILLOTTI, Haydeé Serrão. Educação Nutricional como forma de intervenção: avaliação de uma proposta para pré-escolares. Rev. Nutr. [online]. 1997, vol.10, n.2, pp. 107-113. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52731997000200003.

Este estudo teve como objetivo avaliar uma proposta de educação nutricional para pré-escolares em uma creche comunitária. Tal proposta foi formulada a partir de um inquérito dietético, realizado em julho de 1994, que apontou baixa ingestão de calorias, cálcio e ferro por parte das crianças matriculadas na Creche Effatá, localizada no subúrbio do município do Rio de Janeiro. Esta intervenção teve um ano de duração e tem sua estratégia descrita neste trabalho. Para avaliação da proposta foram utilizados dois métodos: um qualitativo e outro quantitativo. O método qualitativo empregado foi a pesquisa participante, analisando-se trës categorias: funcionários da creche, responsáveis pelas crianças e crianças. Para a análise quantitativa optou-se pelo inquérito dietético por pesagem direta de alimentos, comparando-se os resultados com as recomendações da Food Agriculture Organization/World Health Organization. Apesar do tratamento estatístico não mostrar significância na elevação da ingestão dos nutrientes, do ponto de vista educacional, a quantidade consumida é uma questão secundária quando se está trabalhando com formação de atitudes.

Keywords : creches; educação nutricional; inquéritos nutricionais; intervenção nutricional; pré-escolar; criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese