SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Feeding habits and intakes of swimmer athletesEvaluation of a continuous nasogastric tube feeding formula for nutritional recovery of malnourished infants with chronic diarrhea author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Nutrição

Print version ISSN 1415-5273

Abstract

CABRAL, Poliana Coelho et al. Avaliação do estado nutricional de pacientes internados em um hospital universitário. Rev. Nutr. [online]. 1998, vol.11, n.2, pp. 125-132. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52731998000200003.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o estado nutricional de pacientes internados no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, na faixa etária de 15 a 89 anos. A amostra escolhida ao acaso, foi composta por 154 indivíduos de ambos os sexos (74 homens e 80 mulheres). Durante o estudo foram coletados os dados antropométricos, os hábitos alimentares e as causas do internamento. As análises mostraram uma grande instabilidade nutricional, com elevadas prevalências tanto de baixo peso como de excesso de peso. Com relação aos hábitos alimentares foi observada pobreza e monotonia nos cardápios. Dos pacientes entrevistados, a maioria mencionou apenas seis tipos de alimentos comuns como sendo seus favoritos (arroz e feijão, carne bovina, galinha, macarrão e pão). Por outro lado, esse estudo também deixou claro a alta freqüência de tabus alimentares, o que pode limitar o consumo de vários nutrientes. Em termos de admissões ás clínicas médica e cirúrgica, a proporção para ambos o grupos foi muito similar.

Keywords : avaliação nutricional; pacientes internados; hábitos alimentares; tabu alimentar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese