SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Estado nutricional de lactentes em áreas periféricas de FortalezaRestrições e preferências alimentares em comunidades de pescadores do município de Conde, Estado da Bahia, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Nutrição

versão impressa ISSN 1415-5273

Resumo

BOSI, Maria Lúcia Magalhães. Trabalho e subjetividade: cargas e sofrimento na prática da nutrição social. Rev. Nutr. [online]. 2000, vol.13, n.2, pp. 107-115. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732000000200005.

Este estudo tem como objeto a análise da prática de um segmento específico de trabalhadores sociais do Setor Saúde - os nutricionistas sociais - a partir do referencial teórico relativo às relações saúde/trabalho. Através de um estudo de caso exploratório, orientado por metodologia qualitativa de pesquisa social, analisaramse diversos aspectos da subjetividade do grupo concernentes ao cotidiano do seu trabalho no Setor e, em particular, às cargas e sofrimento aí presentes. Os resultados apontam um predomínio de cargas mentais e psico-afetivas sobre as cargas físicas, ao mesmo tempo em que destacam alguns determinantes do quadro identificado. Em contrapartida, indicam um nível elevado de satisfação no trabalho, aspecto que, no plano da subjetividade, se sobrepõe ao sofrimento vivenciado pelo grupo na sua prática profissional.

Palavras-chave : nutricionistas; saúde pública; nutrição; ocupações em saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português