SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Anemia prevalence in children and adolescents from educational centers in the outskirts of Londrina, PR, BrazilProximate analysis, weight losses and tenderness of pork loin (longissimus dorsi) submitted to different freezing and thawing treatments índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Nutrição

versión impresa ISSN 1415-5273

Resumen

CARVALHAES, Maria Antonieta de Barros Leite  y  GODOY, Ilda de. As mães sabem avaliar adequadamente o peso das crianças?. Rev. Nutr. [online]. 2002, vol.15, n.2, pp. 155-162. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732002000200004.

Investigou-se a adequação da opinião materna sobre o peso de crianças menores de dois anos, submetidas à monitorização do crescimento em unidades básicas de saúde. Foram entrevistadas 180 mães e, com base nas respostas, anotadas na íntegra e codificadas a posteriori, as crianças foram classificadas em desnutridas ou em risco, eutróficas ou com sobrepeso. Esta classificação foi comparada com a condição nutricional dos infantes, definida de acordo com os critérios antropométricos adotados pelos serviços de saúde. Segundo os resultados, como instrumento para o diagnóstico precoce da desnutrição e do sobrepeso, a opinião materna apresentou baixa sensibilidade e alta especificidade. A freqüência de adequação do parecer das mães não se relacionou com a idade, escolaridade e posição da mãe em relação ao trabalho. Conclui-se que a maior parte das mães de crianças com problemas relacionados à alimentação não apresentava condições para participar ativamente das ações de prevenção/recuperação por desconhecerem o estado nutricional de seus filhos.

Palabras llave : monitorização do crescimento; educação em saúde; assistência primária à saúde; avaliação nutricional; criança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués