Acessibilidade / Reportar erro

Utilização de vídeo como estratégia de educação nutricional para adolescentes: comer... o fruto ou o produto?

Using video as a nutrition education strategy for adolescents: eating... the fruit or the product?

Este artigo consiste na avaliação do vídeo "Comer... o fruto ou o produto?", concebido como estratégia de educação nutricional para trabalhar com adolescentes. Os objetivos da pesquisa foram identificar elementos do vídeo que despertaram reflexão dos participantes sobre os tópicos da argumentação e identificar elementos do roteiro facilitadores e dificultadores da aproximação ao tema. O método caracterizou-se pelo emprego de análises qualitativas e quantitativas. Os sujeitos foram 14 mensageiros de instituição pública. Os dados foram levantados em dois momentos: o primeiro, coletivamente, em oficina, e o segundo, individualmente, através de entrevista, três meses após assistirem ao vídeo. Os elementos que despertaram reflexão nos adolescentes foram os personagens simbolizando a influência das marcas e o poder da publicidade, e uma cena de um homem comendo no lixo. Os fatores dificultadores foram as cenas mudas, as muito abstratas e as baseadas em valores de classe social diferente daquela a qual pertenciam os mensageiros.

estratégias; educação nutricional; adolescência


Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br