SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Efeito da L-Glutamina sobre o perfil leucocitário e a função fagocítica de macrófagos de ratos estressadosPerfil dos beneficiários do Programa de Suplementação Alimentar de uma unidade básica de saúde de Botucatu, São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Nutrição

versão impressa ISSN 1415-5273

Resumo

SANT'ANA, Luciana Ferreira da Rocha; CRUZ, Ana Cristina Rodrigues Ferreira da; FRANCESCHINI, Sylvia do Carmo Castro  e  COSTA, Neuza Maria Brunoro. Efeito de uma multimistura alimentar no estado nutricional relativo ao ferro em pré-escolares. Rev. Nutr. [online]. 2006, vol.19, n.4, pp. 445-454. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732006000400004.

OBJETIVO: Avaliar o efeito do consumo de uma multimistura alimentar no estado nutricional relativo ao ferro em pré-escolares da rede municipal de ensino em Viçosa, MG. MÉTODOS: Participaram 36 crianças, distribuídas em três creches da cidade. Na creche A foram fornecidos produtos de panificação sem acréscimo de ferro. Na creche B, produtos acrescidos de sulfato ferroso em quantidade equivalente ao teor de ferro fornecido pelas preparações com multimistura oferecidas na terceira creche. Os produtos foram distribuídos pela manhã, durante 70 dias. Foram realizadas avaliações antropométricas, dietéticas e bioquímicas no início e no final do estudo, pelo teste "t" pareado a 5% de probabilidade, exceto para o hematócrito. Neste caso, os valores iniciais foram comparados aos finais pelo teste de Wilcoxon, a 5% de probabilidade. As análises foram feitas utilizando-se o programa Sistema de Análises Estatísticas e Genética, versão 5.0, da Universidade Federal de Viçosa. RESULTADOS: Não foi demonstrado efeito das diferentes fontes de ferro, dado que as creches suplementadas apresentaram redução dos níveis hematológicos avaliados, o que não ocorreu com a creche A (sem adição de ferro). CONCLUSÃO: O ferro fornecido como suplementação não alterou a ingestão dietética de ferro pelas crianças e nem melhorou os índices hematológicos avaliados, limitando as conclusões quanto à utilização da multimistura em estudo.

Palavras-chave : biodisponibilidade; estado nutricional; ferro; multimistura; pré-escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português