SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Efeito de uma multimistura alimentar no estado nutricional relativo ao ferro em pré-escolaresDietas vegetarianas e desempenho esportivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Nutrição

versão impressa ISSN 1415-5273

Resumo

TONETE, Vera Lúcia Pamplona; FERRIANI, Maria das Graças Carvalho  e  GUIMARAES, Carolina Pamplona. Perfil dos beneficiários do Programa de Suplementação Alimentar de uma unidade básica de saúde de Botucatu, São Paulo. Rev. Nutr. [online]. 2006, vol.19, n.4, pp. 455-468. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732006000400005.

OBJETIVO: Este estudo objetivou apreender algumas características sócio-sanitárias do grupo de beneficiários do Programa de Suplementação Alimentar de unidade básica de saúde de um município de médio porte do interior paulista. Especificamente, buscou-se delinear o perfil deste grupo quanto aos fatores de risco para a desnutrição infantil a que estava exposto e dimensionar a utilização dos critérios de inclusão neste programa. MÉTODOS: A pesquisa é de cunho descritivo e se baseou em documentos oficiais vigentes para a definição dos fatores de risco a serem analisados. Foram avaliadas 290 crianças cujas mães ou responsáveis foram entrevistados, segundo um protocolo previamente estabelecido. RESULTADOS: O grupo de beneficiários caracterizou-se por ser heterogêneo quanto à freqüência e ao grau da exposição a fatores de risco para a desnutrição, denotando que há diferenças nos problemas socioeconômicos e sanitários apresentados, como também na combinação entre eles, em cada família. CONCLUSÃO: Para a otimização do programa, ainda vigente no município, sugere-se a padronização loco-regional de critérios de inclusão, conforme a proposta oficial central, com o registro claro dos mesmos e, também, a aplicação de métodos avaliativos periódicos, adequada capacitação da equipe de saúde e maior envolvimento da população usuária.

Palavras-chave : grupos de risco; suplementação alimentar; transtornos da nutrição infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português