SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número5Food habits of adolescent students from a municipality in western Paraná, BrazilEvolution of household food availability in the municipality of São Paulo from 1979 to 1999 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Nutrição

versión impresa ISSN 1415-5273

Resumen

SOUSA, Ruth Maria Rocha de Pádua; SOBRAL, Débora Pereira; PAZ, Suzana M. Rebelo Sampaio da  y  MARTINS, Maria do Carmo de Carvalho e. Prevalência de sobrepeso e obesidade entre funcionários plantonistas de unidades de saúde de Teresina, Piauí. Rev. Nutr. [online]. 2007, vol.20, n.5, pp. 473-482. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732007000500003.

OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi identificar a prevalência de sobrepeso e obesidade, bem como os fatores a eles associados, em funcionários de quatro Unidades de Saúde do Município de Teresina, Piauí. MÉTODOS: Estudo transversal com amostra estratificada proporcional de 207 funcionários plantonistas diurnos das Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura Municipal de Teresina, que foram entrevistados e avaliados a partir de dados antropométricos. Para a classificação do estado nutricional foi utilizado o Índice de Massa Corporal e, para a classificação do risco cardiovascular de acordo com a distribuição da gordura corporal, foi utilizada a circunferência da cintura. RESULTADOS: A prevalência de excesso de peso foi de 53,72%, sendo as proporções de sobrepeso e obesidade de 35,75% e 17,70%, respectivamente. O sobrepeso esteve mais presente no sexo masculino (45,16%) e a obesidade no sexo feminino (19,31%). As variáveis que se mantiveram associadas significantemente com a obesidade foram: idade, função desempenhada pelo funcionário, obesidade dos pais, renda, fumo e circunferência da cintura. CONCLUSÃO: As elevadas proporções de excesso de peso entre os funcionários das Unidades de Saúde mostram a necessidade de ações de saúde destinadas à prevenção e ao controle, de modo a contribuir para a redução desses índices e para o controle das doenças crônicas.

Palabras llave : índice de massa corporal; obesidade; sobrepeso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués