SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Applicability of the real-time polymerase chain reaction based-methods in quantification of genetically modified organisms in foodsConsumer behavior, eating habits and television viewing in students from Florianópolis, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Nutrição

Print version ISSN 1415-5273

Abstract

LEAL, Viviane de Oliveira; LEITE JUNIOR, Maurilo  and  MAFRA, Denise. Acidose metabólica na doença renal crônica: abordagem nutricional. Rev. Nutr. [online]. 2008, vol.21, n.1, pp. 93-103. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732008000100010.

A acidose metabólica é uma das complicações da doença renal crônica e está associada ao aumento do catabolismo protéico, à diminuição da síntese de proteínas e ao balanço nitrogenado negativo. A dieta tem forte influência sobre a geração de ácidos, podendo contribuir, portanto, para determinar a gravidade da acidose no paciente com doença renal crônica. Alguns pesquisadores têm observado que é possível estimar a excreção ácida renal, e que o cálculo dessa carga ácida a partir de alguns componentes da dieta, permitiria uma predição apropriada dos efeitos da dieta na acidose metabólica. Este artigo é uma comunicação sobre as bases fisiológicas, bem como as implicações clínicas da acidose em pacientes com doença renal crônica e a influência da dieta no balanço ácido-básico desses pacientes.

Keywords : Acidose; Desnutrição energético-protéica; Dieta; Doença renal crônica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese