SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número5Applicability of nutritional screening methods in hospitalized patientsGlycemic index: a critical analysis of its use as a tool to prevent and treat cardiovascular risk factors índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Nutrição

versión impresa ISSN 1415-5273

Resumen

AMORIM, Aline Guimarães  y  TIRAPEGUI, Julio. Aspectos atuais da relação entre exercício físico, estresse oxidativo e magnésio. Rev. Nutr. [online]. 2008, vol.21, n.5, pp. 563-575. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732008000500009.

Este trabalho visa a contribuir com informações atualizadas sobre a relação entre exercício, estresse oxidativo e magnésio. São escassos os trabalhos que discutem a produção de radicais livres nesse contexto. A deficiência de magnésio altera a fluidez das membranas celulares e mitocondriais e promove perturbações na homeostase do cálcio e na atividade das defesas antioxidantes. No exercício, a falta de magnésio nos tecidos musculares os torna mais suscetíveis à infiltração de macrófagos e neutrófilos e ao rompimento do sarcolema, dificultando o processo de regeneração e podendo ocasionar queda no desempenho físico. Conclui-se que o papel metabólico da deficiência de magnésio no estresse oxidativo induzido pelo exercício deve ser mais pesquisado, focalizando os seus efeitos na musculatura esquelética em indivíduos que praticam exercício regular e na deficiência marginal de magnésio.

Palabras llave : Deficiência de magnésio; Estresse oxidativo; Exercício; Magnésio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués