SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue5National school meal program and municipal administration: management efficiency, social participation and local developmentAssessment of energy and macronutrient intake in young men: a comparison of 4-day food record and 24-hour dietary recall author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Nutrição

Print version ISSN 1415-5273

Abstract

KRAEMER, Fabiana Bom  and  AGUIAR, Odaléia Barbosa de. Gestão de competências e qualificação profissional no segmento da alimentação coletiva. Rev. Nutr. [online]. 2009, vol.22, n.5, pp. 609-619. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732009000500002.

OBJETIVO: Identificar a qualificação e a competência dos trabalhadores do segmento de alimentação coletiva. MÉTODOS: O recorte deste estudo qualitativo privilegiou o grupo de cozinheiros e nutricionistas como sujeitos sociais que detêm os atributos que a investigação pretendeu revelar. O trabalho de campo foi realizado a partir de entrevistas individuais semi-estruturadas, em cozinhas industriais administradas por terceiros ou auto-gestão, no Estado do Rio de Janeiro. RESULTADOS: O estudo evidenciou que a qualificação do grupo de cozinheiros se dá pelo aprender a fazer, isto é, a experiência em cozinhas habilita ao desenvolvimento de atividades de preparos de alimentos, levando, em média, de três a quatro anos de trabalho no segmento para ascender ao posto de cozinheiro. O nutricionista percebe a competência dos trabalhadores no seu potencial de liderança. Para os cozinheiros esta pode ser reconhecida na sua capacidade de liderar, satisfazer o cliente, acompanhar os avanços tecnológicos, atualizar-se no que se refere aos cardápios e considerar o custo nas preparações. CONCLUSÃO: Aponta-se a necessidade da normalização das competências e de introdução de um sistema de certificação técnica, com vistas ao sucesso da gestão de pessoas.

Keywords : Alimentação coletiva; Gestão de pessoal; Serviços de alimentação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese