SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue6Dietitian's procedures in food and nutrition consultancy for the familyPhysical activity to prevent and treat non-communicable chronic diseases and functional disability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Nutrição

Print version ISSN 1415-5273

Abstract

CHUPROSKI, Paula  and  MELLO, Débora Falleiros de. Percepção materna do estado nutricional de seus filhos. Rev. Nutr. [online]. 2009, vol.22, n.6, pp. 929-936. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732009000600014.

Este estudo tem por objetivos caracterizar a percepção das mães sobre o estado nutricional de seus filhos e destacar os fatores que interferem nessa percepção, a partir de uma revisão sistemática da literatura. Para a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados Lilacs e Medline, e a amostra final foi constituída de 17 artigos analisados na íntegra. Os aspectos que emergiram das produções selecionadas são apresentados configurando uma análise descritiva por categorização. Os achados referem-se ao estado nutricional da mãe relacionado ao estado nutricional da criança; aos padrões socioculturais e à percepção do peso da criança; à utilização de gráficos de crescimento por profissionais de saúde e à visão das mães. As mães apresentam dificuldade para reconhecer o peso do seu filho e os fatores que podem influenciar na percepção do peso são: idade da criança, sexo, peso, padrões sociais e culturais e escolaridade materna.

Keywords : Criança; Mães; Percepção de peso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese