SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Assessment and monitoring of the nutritional status of hospitalized patients: a proposal based on the opinion of the scientific communityLean body mass changes within 12 months of bariatric surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Nutrição

Print version ISSN 1415-5273

Abstract

GAROFOLO, Adriana; ALVES, Fernanda Rodrigues  and  REZENDE, Maria Aurélia do Carmo. Suplementos orais artesanais desenvolvidos para pacientes com câncer: análise descritiva. Rev. Nutr. [online]. 2010, vol.23, n.4, pp. 523-533. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732010000400003.

OBJETIVO: Descrever a elaboração de oito formulações de suplementos artesanais orais desenvolvidos para aumentar o consumo de energia, proteínas e micronutrientes de pacientes com câncer, analisar seu valor nutricional e avaliar a apreciação do sabor, testando dois tipos de lipídeos. MÉTODOS: Os suplementos foram desenvolvidos com base em quatro ingredientes alimentares: leite, ovos, açúcares e óleos para recuperação nutricional. As formulações foram calculadas pelo programa de apoio à nutrição NUTWIN e seu valor nutricional foi comparado às recomendações para pacientes com câncer para macronutrientes e às Ingestões Diárias Recomendadas para micronutrientes. Por meio de degustação, os suplementos foram testados para verificação do sabor quando preparados com óleo ou margarina. RESULTADOS: A quantidade de energia por mililitro variou de 1,35 a 2,17kcal, tendo 39% a 59% de carboidrato, 11% a 13% de proteína e 30% a 49% de lipídeo, fornecendo em média 43% e 77% da recomendação de energia e proteína, respectivamente. Vitaminas C e K, ácido fólico e manganês apresentaram 15% de adequação em relação às recomendações. Com relação ao sabor, 78% dos pacientes que experimentaram com óleo e 85% dos que experimentaram com margarina relataram sabor bom, sem diferença estatística entre os tipos de suplementos. CONCLUSÃO: A avaliação do sabor demonstrou que a maioria dos pacientes considerou o suplemento com sabor bom. Essas taxas foram superiores quando testados com margarina. Os resultados sugerem que o uso de suplementos orais artesanais pode ser uma alternativa viável em situações onde não há recursos suficientes para aquisição dos industrializados.

Keywords : Estado nutricional; Neoplasias; Nutrição; Suplementos dietéticos; Terapia nutricional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese