SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue6Effect of glycemic index on energy expenditure and energy substrate utilization before and after exercise on a stationary bicycleSociodemographic, labor, and health characteristics of workers from popular foodservices in the state of Rio de Janeiro, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Nutrição

Print version ISSN 1415-5273

Abstract

VALLE, Valéria Sales do et al. Efeito da dieta hipoenergética sobre a composição corporal e nível sérico lipídico de mulheres adultas com sobrepeso. Rev. Nutr. [online]. 2010, vol.23, n.6, pp. 959-967. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732010000600003.

OBJETIVO: Verificar o efeito de 12 semanas de dieta hipocalórica sobre a composição corporal e o nível sérico lipídico de mulheres adultas com sobrepeso. MÉTODOS: A amostra foi composta por vinte mulheres (23,80, desvio-padrão de 2,73 anos) da academia Westfit-Bangu, divididas randomicamente em dois grupos de dez: grupo controle e grupo dieta hipoenergética. Foi realizada uma avaliação da composição corporal (massa corporal, percentual de gordura, índice de massa corporal e massa magra) e do nível sérico lipídico (colesterol total, triglicerídeos, lipoproteína de baixa densidade, lipoproteína de alta densidade e lipoproteínas de muito baixa densidade). Utilizou-se a estatística descritiva (média e desvio-padrão) e o teste t de Student na análise inter e intragrupos. O nível de significância foi de p<0,05. RESULTADOS: O grupo dieta hipoenergética apresentou reduções significativas (p<0,05) nas variáveis antropométricas (massa corporal, percentual de gordura, índice de massa corporal e massa magra) e nas variáveis lipídicas (triglicerídios, colesterol total, lipoproteína de baixa densidade e lipoproteínas de muito baixa densidade). Quanto à variável: lipoproteína de alta densidade, foi observada uma redução, porém não significativa. CONCLUSÃO: A partir dos resultados apresentados pode-se concluir que a dieta hipoenergética foi uma excelente opção no tratamento da obesidade e no controle do nível sérico dos lipídeos, contribuindo desta forma, para a redução dos riscos cardiovasculares na população estudada.

Keywords : Dieta hipoenergética; Lipídeos plasmáticos; Obesidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese